SOBRE: CCEDAL - Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Alagoas

O Conselho de Consumidores da Eletrobras Distribuição Alagoas (CCEDAL) é um órgão consultivo, regulado pela resolução nº 451, de 27 de setembro de 2011 da Agência Nacional de Energia Elétrica. É formado por um Conselheiro Titular e um Conselheiro Suplente, indicados conforme a resolução. Ainda podem integrar o CCEDAL, um representante titular e um suplente do Ministério Público ou do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), na esfera local ou regional e o secretário executivo que é indicado pela própria distribuidora.

O CCEDAL tem como objetivo orientar, analisar e avaliar questões ligadas ao fornecimento, tarifas de energia e adequação dos serviços prestados ao consumidor final, suas reuniões acontecem toda última segunda feira do mês. O Conselho é formado por representantes de cinco classes de consumidores, são elas: Classe Residencial; Classe Industrial; Classe Comercial; Classe Rural e a Classe do Poder Público.

Os conselheiros são indicados pelas classes representativas do conselho, atuam de forma voluntária e não remunerada. Eles precisam ser consumidores titulares, representantes legais de consumidores titulares ou representantes formalmente indicados por entidade da respectiva classe de consumidores atuante na área de concessão da distribuidora.