Equatorial assume controle da Ceal anunciando PDV e aumento na conta de energia
Companhia pretende ter a adesão de pelo menos metade dos trabalhadores da distribuidora alagoana
POR Laíse Teixeira
18/03/2019 às 17:31:07
Equatorial assume controle da Ceal anunciando PDV e aumento na conta de energia

Fonte: Hebert Borges e Carlos Nealdo | Gazetaweb.com

FOTO: HEBERT BORGES

 

A Equatorial Energia - vencedora do leilão da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) - assumiu nesta segunda-feira (18) o controle da companhia alagoana anunciando um reajuste da conta de luz - que deve acontecer nos próximos 45 dias, segundo a empresa - e um Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para os trabalhadores da distribuidora, que agora passa a se chamar Equatorial Energia Alagoas.

Em entrevista coletiva realizada nesta tarde, o presidente da Equatorial Energia Alagoas, Humberto Soares, informou que o aumento na tarifa deve ficar abaixo da inflação do período. 

Em doze meses, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, está em 3,89%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Segundo ele, a revisão tarifária - que havia sido solicitada pela Equatorial Energia após o leilão da Ceal - já foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Normalmente, o reajuste da tarifa de luz em Alagoas é feito nos meses de setembro. 

Além do aumento da tarifa, a Equatorial Energia Alagoas vai abrir um Programa de Desligamento Voluntário para os cerca de 700 trabalhadores da companhia. Os números são do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas. 

A ideia, segundo o presidente da empresa, é atrair os trabalhadores "que não se sentem preparados ou não se sentem capacitados para este novo momento" da distribuidora. 

Apesar de anunciar o PDV, o presidente da companhia não informou a data de início, mas revelou que a ideia é que pelo menos metade dos trabalhadores ingressem no programa. "Nós estamos analisando", disse. "Vamos ter uma reunião com os colaboradores mais tarde e a ideia é que até o fim de semana tenhamos essa divulgação de forma clara e transparente para os nossos colaboradores", ressaltou. 

O presidente da Equatorial Energia Alagoas informou também que pretende iniciar uma campanha de combate a inadimplência entre os consumidores alagoanos. Segundo ele, a Equatorial assumiu a Ceal com um caixa de R$ 7 mil. 

A Ceal atende a cerca de 1,1 milhão de unidades consumidoras em todo o estado. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o nível de endividamento da companhia aumentou em média R$ 210 milhões por ano, nos últimos cinco anos.

Além de Humberto Soares, participaram da coletiva o presidente da Equatorial Energia, Augusto Miranda, e o presidente do conselho da companhia, Firmino Sampaio.