Consumo de energia elétrica cai 2,9% em abril, afirma EPE
Queda no índice não era observada desde junho de 2018 e mostra impactos da paralisação das atividades de mineração em Minas Gerais após o desastre ambiental de Brumadinho
POR Laíse Teixeira
03/06/2019 às 14:41:54
Consumo de energia elétrica cai 2,9% em abril, afirma EPE

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O consumo nacional de eletricidade totalizou 39.534 GWh em abril, redução de 2,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que não se observava desde junho de 2018. A informação consta na Resenha Mensal elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética, que divulgou o balanço nesta sexta-feira, 31 de maio.

Segundo o documento, as três maiores classes consumidoras de energia apresentaram redução no montante mensal em abril, com recuo mais acentuado na classe industrial (-6,0%), onde se sobressaíram os ramos extrativo de minerais metálicos (-13,4%) e o metalúrgico (-11,8%). A paralisação das atividades de minas de minério de ferro em Minas Gerais após o desastre ambiental em Brumadinho/MG em janeiro de 2019 vem impactando o consumo industrial no ano. A demanda das classes residencial e comercial em abril foram reduzidas em 1,9% e 1,5% respectivamente.

Entre as regiões, o consumo de energia caiu no Norte (-4,7%), muito em função do resultado negativo da indústria e, em menor grau, ao das residências. No Sudeste (-*4,4%) e no Sul (-2,9%), as três principais classes de consumo tiveram resultados ruins no mês. No recorte cativo e livre, houve redução do consumo de eletricidade em abril em ambas as modalidades de contratação, sendo -3,7% entre os consumidores cativos e -1,1% entre os livres.